
[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]Estamos atravessando um período de grandes transformações na pecuária brasileira. A valorização da carne vem pouco a pouco viabilizando investimentos cada vez maiores em infraestrutura, genética e também em nutrição.
A cada ano que passa recebemos notícias de novos produtos com objetivos cada vez mais específicos. Por outro lado, sob a ótica do pecuarista, ainda percebemos a necessidade de informar, de maneira clara e idônea, sobre as especificidades de cada produto. Porém, decidimos começar por alguns conceitos básicos:
Nutriente: Parte do alimento que exerce a função de nutrir (água, proteína, energia, vitaminas e minerais).
Suplementação: Ato de suplementar ou complementar, de suprir o que está em falta. É importante que se entenda que tipo de nutriente está faltando na dieta oferecida, para evitar erros como optar por um suplemento proteico sobre uma pastagem de azevém (proteína de sobra), por exemplo.
Tipos de Suplementos: O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Instrução Normativa 12/2004, descreve e subdivide os suplementos minerais em quatro denominações distintas: Suplemento Mineral, Suplemento Mineral com Ureia, Suplemento Mineral Proteico e Suplemento Mineral Proteico Energético.
Após o entendimento destes primeiros conceitos começa a etapa de “ajuste fino” e de alguns cálculos, evidentemente. É aí que vamos precisar entender outros dois conceitos!
Necessidade de nutrientes: Podemos consultar a necessidade de cada nutriente nas tabelas de nutrição (ex: NRC), pois este é um tema amplamente estudado e constantemente revisado, no caso dos bovinos. A necessidade de nutrientes pode variar conforme a raça, sexo e faixa etária dos animais. Além disso, existe uma variação importante da necessidade que está relacionada com o próximo conceito.
Objetivo de Ganho: Este conceito representa onde queremos chegar quando avaliamos a necessidade de nutrientes. Este objetivo pode variar desde a manutenção, até um alto ganho de peso diário. O que na prática significa que quanto maior o objetivo de ganho, maior a necessidade em volume de nutrientes.
A avaliação de um suplemento, seja ele qual for, deve seguir a mesma lógica de avaliação de uma dieta mais complexa (como no confinamento, por exemplo). Trata-se de observar o melhor balanço entre os nutrientes que encontramos na forragem e a necessidade dos animais, previamente relacionada ao objetivo de ganho. O que faltar, e quase sempre falta, deve estar presente em um bom suplemento.
Felizmente, na prática, a maioria das indústrias de suplementos trabalham para oferecer soluções adaptadas a uma gama cada vez maior de realidades e com acompanhamento técnico comprometido com resultados.
Seguiremos discutindo este tema em outros artigos e também através dos nossos parceiros.
Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.
Venha conosco! Juntos somos mais PecuariaSul! [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]