Sustentabilidade

A Sustentabilidade da Pecuária Brasileira

By 1 de outubro de 2021 No Comments

Ao começarmos a discutir este assunto é possível que nosso leitor imagine: Lá vem mais um texto falando sobre como ou o que fazer para tornar a pecuária brasileira sustentável. Pois enganou-se que pensou desta forma. A Pecuária Brasileira é extremamente sustentável. Se restar alguma dúvida sobre isso, ainda podemos colocar da seguinte forma: Que país do mundo tem a pecuária mais sustentável que a brasileira?

O Agronegócio brasileiro alimenta 1/7 da população mundial. A pecuária de corte é parte importante deste contexto. Já fazem alguns anos que estamos passando por um processo de humanização dos sistemas de produção, tanto agrícolas quanto pecuários, onde o consumidor final quer saber como o alimento é produzido, de onde ele vem, como é transportado e cuidado até chegar a sua mesa. Este consumidor final está disposto a comprar e pagar por este alimento, não só pelo seu valor nutricional, mas também pelo valor intrínseco de sustentabilidade dessa produção, como por exemplo – o pecuarista que produz uma carne de qualidade e em sintonia com o meio ambiente.

Sustentabilidade tem tudo a ver com Produtividade

A produtividade da pecuária brasileira aumentou 159% nos últimos 30 anos, sendo que neste mesmo período as áreas de pastagens recuaram 13,6% (Abiec, 2021), ou seja, o aumento de tecnologia na pecuária proporcionou produzir mais carne em menos hectares. Neste sentido, o agronegócio brasileiro está mudando sua forma de pensar e produzir e precisa comunicar-se de uma forma correta, clara e objetiva, para responder aos anseios da sociedade, que está de acordo com as mudanças de comportamento como um todo. O Agronegócio precisa mostrar o alimento com um propósito e não somente como um produto.

A sustentabilidade é um aspecto de suma importância em toda a cadeia produtiva e se trata de algo muito maior do que somente o aspecto ambiental.

Sustentabilidade vem de SUSTENTAR, por isto, temos que mostrar a sociedade brasileira e também aos nossos consumidores mundo a fora, que nossa pecuária sustenta o meio ambiente em que está inserida, sustenta milhares de empregos diretos e indiretos, sustenta empresas e negócios bem como o PIB brasileiro. Isto significa sustentabilidade ambiental, social e econômica.

No Agronegócio, a missão também se estende a educação dos consumidores, mostrando o que verdadeiramente se faz no campo. É necessário que estes consumidores entendam que existem valores muito importantes na agricultura e na pecuária que trabalha com altíssimos níveis de tecnologia e sustentabilidade do campo a mesa dos brasileiros e do mundo.

Nesta edição inaugural da Revista PecuariaSul, gostaríamos de informar ao nosso leitor que estaremos sempre utilizando nossos canais de comunicação para abastece-los de argumentos e mostrar a sociedade o dia a dia da nossa pecuária, pois agregar valor à carne que produzimos também é nossa missão!

Venha conosco! Juntos somos mais PecuariaSul!

Texto e foto: Equipe PecuariaSul – Set/21

Fale conosco